MENSAGEM CENTRAL DO CONGRESSO:
Em amplo debate entre gestores, professores, preceptores e estudantes presentes nas reuniões de organização do CPEM 2020, foi consenso que os processos de ensino-aprendizagem que formam médicos e médicas, na graduação e pós-graduação, precisam assimilar as inovações pedagógicas e de comunicação, e aprimorar sua qualidade no que tange a integração ensino serviço, a adequação dos objetivos educacionais às necessidades de saúde da população e para o sistema de saúde, responsabilidade social da escola médica, planejamento e implementação de currículos, uso de estratégias educacionais inovadoras, processos de avaliação do aprendizado e para o aprendizado, o ensino e avaliação de profissionalismo, a promoção de ambientes educacionais resilientes e saudáveis, e a profissionalização para a docência.
Entendendo que a expressão da qualidade de um curso de medicina, que o congresso irá expressar é o reconhecimento desse conjunto de ações de excelência e dos valores que as determinam.
Entre outros temas relevantes o congresso discutirá:
– Como as diferentes gerações se relacionam com o conhecimento
– Avaliação para o aprendizado e do aprendizado
– Planejamento educacional para diferentes propostas de ensino
– Educação permanente e desenvolvimento profissional
– Gestão e liderança na educação
– Desenvolvimento da docência
– Responsabilidade social da escola médica
– Pesquisa e evidências em educação
– Formação no e para o Sistema de saúde
– Segurança do paciente
– Como ensinar e avaliar o Profissionalismo
– Qualidade de vida e suporte ao estudante
– Como desenvolver um ambiente educacional acolhedor e seguro
– Prática reflexiva para estudantes e professores
– Entrustable Professional Activities (EPAs)
– Financiamento, permanência e mobilidade estudantil
– Diversidade no curso médico
– Educação interprofissional
– Espiritualidade na formação médica
– Iniciação científica na medicina
– Qualidade e acreditação dos cursos de medicina
– Teoria da carga cognitiva dos estudantes
Durante o congresso haverá seis eventos paralelos:
– Encontro de Mentoria na Área da Saúde
– Fórum dos Serviços de Apoio aos Estudantes
– Fórum Nacional de Residência Médica
– Fórum dos Estudantes de Medicina
– Fórum dos Projetos da ABEM
– Fórum de Iniciação Científica na Graduação
OBJETIVOS:
O propósito desse congresso é contribuir com o aprimoramento da qualidade dos cursos de medicina, a partir do compartilhamento de experiências, apresentação de evidências científicas e inovações relativas ao campo da formação de profissionais da saúde, além do debate dos temas emergentes que interessam aos gestores, professores e estudantes de medicina, e em última análise, à toda a sociedade que recebe o cuidado à saúde.
O congresso tem também como objetivo favorecer um ambiente de estabelecimento de vínculos e parcerias entre os cursos de medicina participantes, o que potencialmente se materializa em cooperação de pesquisa e ensino, facilitação da mobilidade estudantil e fortalecimento da comunidade de prática dos membros da Regional São Paulo da Associação Brasileira de Educação Médica.
PÚBLICO-ALVO
O congresso se destina aos profissionais da saúde que atuam como professores, preceptores, supervisores e/ou coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da saúde, gestores de ensino e dos serviços de saúde, aos estudantes e a todos os interessados em discutir temas relativos à saúde e educação.
Tradicionalmente o Congresso Paulista de Educação Médica congrega cerca de 900 participantes, entre eles: gestores, professores, preceptores e estudantes oriundos das escolas médicas do Estado de São Paulo. No entanto, a posição geográfica, a programação e a proposta inovadora do atual evento potencialmente pode interessar aos gestores, professores, preceptores e estudantes de outros estados brasileiros.